
A beleza do yoga é que pode ser praticado em qualquer lugar, desde o conforto da tua casa, no exterior, na Mãe Natureza, ou numa sala cheia de pessoas.
As opções são infinitas.
Nem sempre é possível ir ao estúdio, ou as condições não são favoráveis à prática na natureza, por isso a prática em casa pode muitas vezes ser a solução.
Acorda. Caminha até à casa de banho. Faz o que tens a fazer. Bebe um pouco de água. Estende o teu tapete de yoga e flui!
Parece suficientemente simples, certo?
Bem... não é bem assim, porque na verdade, ter uma prática diária consistente pode ser bastante desafiante. A mente adora inventar desculpas e a vida acontece, situações de última hora surgem que vêm atrapalhar os planos... desde ignorar o som do alarme, ficar demasiado confortável no sofá ou apenas dar prioridade a às lidas da casa e tudo o resto, ficando tu mesma para trás.
Vê as minhas dicas sobre como cultivar uma prática consistente de yoga em casa
Praticar yoga todos os dias pode ser um desafio, mas também pode ser incrivelmente simples. E quando praticado no espaço sagrado da sua casa, então a magia começa a acontecer.
Então, de que precisas para criar esse espaço sagrado e inspirador?
Antes de mais, é preciso decidir onde:
Escolhe um quarto ou área na tua casa que esteja livre de distracções
Uma sala com muita luz natural
Se não poderes dedicar um quarto, ao lado da tua cama é suficiente
Uma superfície plana é fundamental para equilibrar as posturas e enraizar na Terra
Ao ar livre é também uma óptima opção
Ou em qualquer lugar que acenda a tua chama interior e te inspire a estender o tapete
Nem todos temos a capacidade de dedicar um quarto em casa apenas para este fim. Não permitas que isso retraia. O espaço aos pés da cama é suficiente, decora o quarto de forma inspiradora e tenta mantê-lo organizado e arrumado, isso faz grande diferença na energia do ambiente.
Durante muitos anos partilhei casa em Londres e o único lugar onde podia praticar sem distrações era ao lado da cama, no meu minúsculo quarto que ficava numa cave. Acabei pot tornar o quarto inspirador com decoração de acolhedora, luzes, fotografias, a minha única taça tibetana e óleos essenciais.
Tenho a sorte de ter agora uma sala de yoga dedicada em minha casa. É o meu espaço sagrado, decorado com as coisas que mais gosto e onde posso praticar sem distracções. É também onde dou aulas e workshops semanais, num ambiente íntimo e acolhedor.
Então agora que encontras-te esse espaço, o que fazer a seguir?
Limpá-lo, física e energeticamente
Usar incenso, de preferência artesanal e sem químicos, velas e/ou óleos essenciais
Ter algumas plantas para ajudar a renovar o ar
Cristais, conchas, rochas e qualquer coisa relacionada com a natureza para te ajudar a enraizar
Adquira o teu equipamento e tem os adereços que utilizas para a tua prática
Altifalante portátil e i-pod, se gosta de música enquanto praticas como eu
Se tiveres livros de yoga, revistas ou qualquer coisa que consultes frequentemente para inspiração, mantem por lá também
Decorar com cortinas, tapeçarias, caçadores de sonhos, sinos de vento e talvez algumas luzes para aquele ambiente de sonho.
Não exageres na decoração, também é útil ter uma parede em branco para praticar inversões ou simplesmente relaxar com as pernas contra a parede (é a minha preferida absoluta antes de Savasana).