COMO TER UMA PRÁTICA DE YOGA CONSISTENTE EM CASA?


Um estúdio de yoga é um lugar incrível para iniciar a sua jornada no mundo do yoga, mas por vezes pode ser intimidante, caro, demasiado distante e as aulas podem não ser compatíveis com o teu horário.


É por isso que praticar em casa pode ser a solução. Podes praticar no teu horário mais conveniente, ao teu próprio ritmo, num ambiente confortável que é tua casa.


Por outro lado, o conforto extra da sua casa pode ser uma distracção. Se fores como eu, tenho a certeza que encontrarás muitas desculpas para faltar à prática de yoga como:


"Estou com fome agora, vou comer e praticar mais tarde".


"Prefiro ir beber um chá e ver televisão".


"Oh, tenho que adiantar trabalho"


E quando dou por mim...


"Oh já são horas de ir buscar as crianças à escola, passear o cão pelo meio, preparar o jantar..."

e o dia passou e não dedicaste tempo a ti e à prática.


Pois eu entendo...


Por isso, escrevi este post com algumas das minhas dicas para fazer com que a tua prática de yoga em casa seja consistente e se mantenha!


Programar com antecedência

Escolhe os horários que melhor funcionam com base no teu horário. Se quiseres assistir mais vezes às aulas, seja num estúdio ou em casa, planeia o quê, quando, onde e como. Programe a tua semana, está preparado para ultrapassar obstáculos que possam atrapalhar o teu caminho, mas também sê flexível. Não te martirizes se faltares a um treino e tentas apenas compensar.


Sê Realista

Não te comprometas demasiado e não tentes fazer tudo. Um treino diário com 90 minutos de duração pode ser um grande ideal, mas talvez não tão realista para começar. Começa pequeno, duas a três vezes por semana, lembrando-te que 15 a 20 minutos é muito melhor do que zero. Quando tiveres isso trabalhado, constrói a partir daí.


Preparar com antecedência

Escolhe as tuas roupas de yoga no dia/noite anterior. Estende o tapete, tem roupa pronta, adereços como boco de yoga e fitas se os estiver a usar e deixa estes elementos servir de lembrete.


Prepara o teu espaço de yoga em casa

Este espaço pode estar em qualquer lugar da tua casa. Só precisas literalmente de um espaço suficientemente grande para ti e para estender o teu tapete de yoga. Se puderes dedicar-lhe um quarto, isso seria fantástico, mas o pouco espaço aos pés da cama é o suficiente. Podes ler aqui as minhas dicas sobre como criar um espaço de yoga em casa.


Faz coisas que te apeteçam fazer

Começa suavemente. Mesmo que queiras realmente trabalhar em posturas mais avançadas, por vezes não é isso que te apetece fazer. Muitas vezes estamos no dilema entre praticar e não praticar e podemos escolher não praticar por estarmos demasiados cansados, acabando por ficar a ver televisão no sofá ou a fazer "scroll" no telemóvel. Portanto, começa de forma fácil, talvez no chão, especialmente se estiveres cansada. Deita-te de costas, joelhos dobrados, pés no chão, mãos na barriga, sintonizar com a respiração e começa a partir daí. "Happy Baby", Supta Padangustasana, retroflexão apoiada e uma torção reclinada são alguns exemplos de posturas para iniciar a prática.


Compromete-te como se a tua vida dependesse disso

Para muitas pessoas, a hora ideal é de manhã cedo, porque fica feito e não vais arranjar desculpas durante o dia. Para mim, funcionou durante alguns anos, mas agora com a nova rotina de ter um bebé, o que funciona melhor é antes do almoço. É aí que tenho tempo para mim. Se tiver a oportunidade, de manhã cedo é realmente um momento excelente. Se não puderes, compromete-te a praticar à noite e não vás para a cama sem o fazer.


Coloca a tua música favorita

Este pode ser um tema um pouco controverso uma vez que algumas pessoas acham que a música pode ser uma distracção na sua prática de yoga. Para mim, há dias em que o som da respiração é suficiente, outros dias preciso de um pouco de motivação e inspiração. Seja o que for que te ponha a disposição para cima, escolhe músicas que gostes e isso não tem de ser necessariamente a tradicional "música yogi".


Veja as minhas playlists no Spotify para alguma inspiração.


Yoga Online

Se não tiveres a certeza sobre por onde começar e o que fazer, há muitos tutoriais e vídeos disponíveis online que te orientar. Sorte a nossa, ou é gratuito ou incrivelmente barato!

Faz a tua própria pesquisa online, encontra alguém que ressoe contigo que te inspire.

Se tiveres orçamento, podes sempre optar por uma assinatura mensal paga e ter acesso a grandes professores de yoga de todo o mundo. Os programas online são geralmente 10€ - 30€ por mês, proporcionando acesso ilimitado a aulas de yoga com a duração que desejares, tutoriais de yoga, palestras, meditações, dicas de nutrição, etc.


Com a situação COVID-19 em curso neste momento, os estúdios estão a oferecer aulas de livestream a um preço muito acessível e alguns professores estão a oferecer as suas próprias aulas de livestream yoga. Esta é também uma óptima forma de os apoiar nestes tempos difíceis.


Veja abaixo os meus favoritos:


Cat Loves Yoga

Movement For Modern Life – plataforma online com os melhores professores do Reino Unido.

Marcus Veda - aulas de Vinyasa inspiradas no Rocket Yoga, oportunidades de praticar inversões e também Yin Yoga

Liz Jacobs - Vinyasa Yoga, Mandala, e excelentes meditações pela manhã

Yoga Girl – plataforma online criada pela famosa Yoga Girl (Rachel Brathen)

Assim que começares a cultivar uma prática consistente de yoga, vais ver que se vai tornar natural para ti e cada vez mais fácil de sustentar a prática ao longo do tempo.


Continua a lembra-te dos resultados que desejas. Não te foques no que DEVES fazer, pense antes em como te queres sentir e como a tua prática te vai ajudar a sentires-te dessa forma.


Torne a tua prática agradável e arranje sempre tempo para as que mais gostas.


  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Facebook Icon
hello@catlovesyoga.comWhatsapp +351 919 571 809

© 2020 by Catarina Ferreira