Já ouviste falar em Mandala Vinyasa, mas ainda não tem certeza do que é? Então passo a explicar os conceitos básicos:
Mandala - é uma figura geométrica sagrada, normalmente baseada na forma circular e que representa o universo.
Vinyasa - uma variante da prática de yoga referente à "asana" (exercícios de postura) em que a respiração e movimento estão ligados e mantidos de forma consciente.
Na prática de Mandala Vinyasa, ao invés de movimentos lineares como é praticado por exemplo no Ashtanga Yoga, integramos movimentos circulares. Por exemplo, as saudações ao sol também integram movimentos contínuos mas em vez de nos direccionar-mos sempre para o topo do tapete, movimentamo-nos a 360º, energéticamente criando uma Mandala.
A partir dos 4 elementos básicos - Fogo, Água, Terra e Ar - a Mandala Vinyasa conecta cada elemento a uma área específica do corpo, integrando os padrões espirais que a natureza utiliza e explorando movimentos circulares com o nosso corpo.
No nível físico, fluímos movemos-nos com a respiração, trabalhando nessa área-alvo específica:
Ar - flexões, abrindo os ombros e quadríceps. Energeticamente activando Anahata Chakra, relacionado com nossa identidade social e amor próprio, encontrando espaço em nossos corações.
Fogo - torções da coluna vertebral e glúteos. Energeticamente, estaremos ativando Manipura Chakra, o nosso plexus solar, relacionado com nossa força de vontade e identidade do ego.
Água - quadris e virilha. Energeticamente, estaremos activando o Svadhisthana, o Chakra Sacral, nossa fonte de movimento e conexão, relacionado com nosso sistema reprodutivo.
Terra - isquiotibiais. Energeticamente, estaremos activando Muladhara, o Chakra da Raiz, relacionado com o enraizamento.
A prática geralmente começa e termina com uma curta sessão de Yin Yoga, para preparamos e encerrarmos as áreas do corpo/elementos que vão ser trabalhadas.
Podemos realmente nos sincronizar com a natureza através desta prática pois há a conexão com os elementos. Não é uma prática tanto sobre alinhamento de posturas mas sim mais sobre o sentir o movimento e deixar fluir.