ONDE TUDO COMEÇOU...


Sempre pratiquei desporto durante toda a minha vida, desde ballet, karaté, idas ao ginásio mas sempre tive algumas limitações devido aos problemas de coluna. Aos 16 anos foi-me diagnosticado uma escoliose e o desporto e movimento sempre foram uma ajuda para atenuar as dores crónicas. Quando me mudei para Londres em 2011, a prioridade eram os estudos e poupar dinheiro para sobreviver, então o único desporto que praticava era caminhar da escola até casa, que demorava praticamente 1 minuto pois a escola era literalmente ao virar da esquina. O primeiro ano em Londres foi mesmo em modo sobrevivência até conseguir um trabalho remunerado. O sonho era conseguir entrar na indústria do cinema e trabalhar em efeitos visuais. Mesmo com todo desporto que pratiquei ao longo da minha vida, sempre tive problemas de coluna e um ano sem fazer absolutamente nada estava a agravar a minha situação. Tinha mesmo que começar a fazer algo, e então surgiu este "deal" para experimentar aulas de Hot Yoga. Tinha curiosidade em voltar experimentar Yoga e mais esta versão numa sala aquecida. Então comprei estas 10 aulas de Hot Yoga por um preço muito acessível, num estúdio que ficava em Old Street e chamava-se Fitness on Fire. Lembro-me de lutar muito durante a aula, o calor era insuportável, flexibilidade era zero! Estava mesmo em baixo de forma, posturas como o Guerreiro II eram difíceis de permanecer por mais do que uma respiração, levar as mãos ao chão parecia impossível, e inversões? Jamais ... Só pensava: "Eu nunca vou ser capaz de fazer isso".


Nunca me esqueci de uma frase citada numa das aulas "Pratique, pratique e tudo virá" (de Sri. Pattabi Jois). Mesmo com toda aquela luta, surpreendentemente sempre me senti incrível depois de cada aula, o que me fez voltar. Tive o privilégio de conhecer e praticar com professores incriveis que hoje ainda sigo. Aos poucos, o que antes parecia impossível, foi-se tornando realizável, apenas com a prática e não desistindo. Nunca me passou pela cabeça que 4 anos depois estaria naquele mesmo estúdio, onde o meu caminho pelo no mundo do yoga começou, mas desta vez como professora. A oportunidade de substituir uma professora por 3 aulas seguidas surgiu, e eu não disse que não. Assim que terminei o meu trabalho "full-time" em Great Portland Street, dei aos pedais na minha bicicleta e foi até ao estúdio em Old Street. Foram 3 horas de pura energia, uma aula após a outra, guiando mais de 30 pessoas em posturas, respiração e movimento. O meu coração nunca se sentiu tão feliz com todos os sorrisos e “obrigada” no final de cada aula.


Terminei as aulas com uma citação de um dos meus mentores, Daisaku Ikeda:


“Qualquer um que já tomou uma resolução descobre que a força dessa determinação enfraquece com o tempo. No momento em que você sentir isso, você deverá tomar uma nova determinação. Diga a si mesmo, Ok! Vou começar de novo a partir de agora! Se você cair 7 vezes, levante-se uma oitava. Não desista quando se sentir desanimado - apenas se levante e renove sua determinação a cada vez. ”

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Facebook Icon
hello@catlovesyoga.comWhatsapp +351 919 571 809

© 2020 by Catarina Ferreira